— Espiritualidade do Sagrado Coração

APÓSTOLA DO AMOR: Bem-Aventurada Clélia Merloni

30 de Julho de 2020 por Redação Conexão APÓSTOLAS

Clélia Merloni nasceu em Forlì, Itália, em 10 de março de 1861. Crescendo, ela sentiu-se mais atraída pela oração do que pela vida social elitista e gestão da herança familiar que seu pai queria para ela. Ela sabia, apesar de jovem, que seguir a carreira paterna de sua família não teria realizado plenamente sua vida. Inteligente, dotada e entusiasta, respondeu generosamente ao chamado de Deus ao escolher a vida consagrada.

Em 30 de maio de 1894, Madre Clélia fundou a Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, usando as ricas energias de seu zelo carismático e o legado notável que recebeu de seu pai para servir os necessitados e marginalizados. No início de 1900, ela enviou algumas Irmãs para as Américas, e a Instituição começou a prosperar, mesmo com as dificuldades iniciais.

Para cumprir a vontade de Deus e conduzir as Irmãs, Madre Clélia teve que suportar provas difíceis, profundas humilhações e dor inexplicada por muitos anos. Ela consumiu sua vida com bondade, sacrifícios diários, humildade e perdoando aqueles que haviam sido a causa do sofrimento.

Madre Clélia morreu em Roma em 21 de novembro de 1930. Seu corpo foi sepultado no cemitério Campo Verano. Em 1945 foi exumado, encontrado intacto e colocado na capela da Casa Geral.

O processo de beatificação de Madre Clélia Merloni foi aberto em 1988 pela Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Na sequência, a Sessão de Inauguração da Investigação Diocesana foi celebrada em Roma. Ao encerrar a fase de investigação em 1998, sessenta testemunhas na Itália, Estados Unidos e Brasil deram seu testemunho sobre a santidade de Madre Clélia.

Após a apresentação de um relatório detalhado da Comissão Histórica, a fase diocesana foi concluída em 21 de maio de 1999. Madre Clélia recebeu o título de "Serva de Deus".

A Positio, um estudo de 1.385 páginas sobre a vida de Madre Clélia relata sua virtude heróica e sua reputação de santidade, incluindo testemunhos, documentos e evidências em sua defesa de alguns dos momentos mais críticos de sua vida. Em 2015, depois de ter estudado a Positio, a virtude heróica da Madre Clélia foi confirmada. Papa Francisco, em dezembro de 2016, assina o Decreto de Virtude Heróica e Madre Clélia foi nomeada “Venerável”.

Em 27 de janeiro de 2018, a assinatura do Santo Padre no Decreto de um Milagre completou o processo de beatificação. A Missa, na qual ocorrerá o Rito de Beatificação, será celebrada no dia 03 de novembro de 2018, na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

 

Para conhecer mais a vida, obra e espiritualidade da

Bem-Aventurada Clélia Merloni, acesse o site oficial

www.madre.clelia.org