— Caminho Vocacional

Como Eles Fizeram

23 de Agosto de 2020 por Irmã Jomaína Araújo

Cada vocação é o olhar de Cristo. Convidamos você a rezar sua vida como chamado de amor de Deus. #MateusoPublicano

Em comunhão com a Igreja do Brasil, que há quase 40 anos, vem celebrando e  rezando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto, nós, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, convidamos você jovem, a rezar sua vida como chamado de amor de Deus e a corresponder esse amor, assim como “Eles fizeram”.

Cada vocação é o olhar de Cristo. Ele continua voltando seu olhar de amor e misericórdia sobre outros tantos  Pedros, Andrés, Clélias, Mateuses, Felipes, que no hoje da história, se colocam no caminho de busca e discernimento da vocação. Deixe-se olhar por Jesus e ouse fixar o  olhar no d’Ele.

 

Momento orante VOCACIONAL

Mateus, o Publicano

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

REFRÃO ORANTE: Senhor, chamaste-me aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ô, ô, ô, ô, ô, ô!  Chamaste-me, aqui estou!  (Frei Telles)

 

REFLETINDO A VOCAÇÃO

(Homilia do Papa Francisco em 21 de setembro  de 2015 – Adaptado)

Um dia, como outro qualquer, estava ele sentado no posto de cobrança de impostos, quando Jesus passou, viu-o, aproximou-Se e disse-lhe: «Segue-me». E ele, levantando-se, seguiu-O. Jesus olhou para ele. Que força de amor teve o olhar de Jesus para mover assim Mateus! Que força deviam ter aqueles olhos para o levantar! Sabemos que Mateus era um publicano, ou seja, cobrava os impostos dos judeus para os entregar aos romanos. Os publicanos eram malvistos, até considerados pecadores, e por isso viviam separados e eram desprezados pelos outros. Com eles, não se podia comer, falar nem rezar. E Jesus parou, não passou ao largo acelerando o passo, olhou-o sem pressa, olhou-o com calma. Olhou-o com olhos de misericórdia; olhou-o como ninguém o fizera antes. E aquele olhar abriu o seu coração, fê-lo livre, curou-o, deu-lhe uma esperança, uma nova vida. Depois de olhá-lo com misericórdia, o Senhor disse a Mateus: «Segue-Me». E Mateus levantou-se e seguiu-O. Depois do olhar, a palavra. Depois do amor, a missão. Mateus já não é o mesmo; mudou intimamente. O encontro com Jesus, com o seu amor misericordioso, transformou-o. E para trás ficou a mesa dos impostos, o dinheiro, a sua exclusão. Antes, ele esperava sentado para arrecadar, para tirar aos outros; agora, com Jesus, tem de se levantar para dar, para entregar, para se dar aos outros. Jesus olhou-o, e Mateus encontrou a alegria no serviço.

 

MADRE CLÉLIA

(Cartas de Clélia Merloni, Vol. II – Carta 2, p.67)

“Com razão o Apóstolo S. Mateus abandonou tudo, ao primeiro apelo do Senhor em oposicão ao jovem do Evangelho, possuidor de muitos bens, que se afastou triste, porque Jesus lhe dissera que para ser perfeito, deveria vender tudo o que possuia e da-lo aos pobres. O jovem de que nada queira se desapegar, perdeu tudo, e S. Mateus, deixando tudo o que possuia, ganhou o tudo. Com a pose de Jesus, é o mundo todo que possuimos, nele gozamos de todos os bens das demais criaturas, e com maior vantagem, pois, pssuindo-os em Deus, estamos livres de inconstâncias, de preocupações e de outras misérias inerentes à posse dos bens desde mundo”.

 

REZANDO A VOCAÇÃO

Texto Bíblico  Mt 9, 9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

 

PROVOCAÇÕES

  • Para quem volto o olhar, para o Senhor ou para mim?
  • De onde fui escolhido para ser cristão?
  • Por quê eu, Senhor, um pecador, sou amado assim por Ti?

 

ORAÇÃO VOCACIONAL

NÓS VOS PEDIMOS SENHOR, que continueis a abençoar e a enriquecer a Vossa Igreja com o dom das vocações. Nós vos pedimos que muitos sejam aqueles que queiram acolher a vossa voz e possam continuar a alegrar a Igreja com a generosidade e a fidelidade das suas respostas. Amém (São Paulo VI, 1976)