— Espiritualidade do Sagrado Coração

DEIXEMOS nos envolver por ELE!

20 de Setembro de 2020 por Irmã Valéria Andrade Leal

Espiritualidade do Coração de Jesus

“Nós, Apóstolas, não devemos ter outro objetivo que a glória do Coração de Jesus”

Bem-Aventurada Clélia Merloni

A devoção ao Coração de Jesus, constantemente nutrida por Clélia, tornou-se a fonte da espiritualidade das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Nas constituições do Instituto lemos que a devoção ao Sagrado Coração, “consiste no amor, na imitação e na difusão do seu culto” (Art. 21).

O Coração de Jesus é a “embarcação que nenhuma tempestade pode naufragar”, “refúgio seguro”, é o coração manso e humilde que o próprio Jesus nos apresenta como lugar de descanso ao declarar: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”. (Mateus 11,28-29)

A espiritualidade do Coração de Jesus desenvolveu-se ao longo dos séculos na Igreja, a partir da contemplação do coração transpassado na cruz. O registro do Evangelho de João, cap. 19, indica a importância que o coração aberto ganhou na comunidade joanina. O fato também foi comentado por diversos padres da Igreja e outros santos ao longo do tempo. Mais tarde, Santa Maria Margarida, no século XVII, deu grande impulso à devoção propondo a imagem do coração de Cristo para fora do peito, coroado de espinhos e inflamado de amor, imagem que fazia parte de suas experiências de oração. Essa imagem acabou fazendo história e aprofundando essa espiritualidade. Com ela, iniciaram-se as práticas devocionais como as novenas da primeira sexta-feira e a entronização da imagem nos lares.

 

 

Muitas destas práticas estão ligadas às doze promessas do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida. Tais práticas devocionais devem nos ajudar a aprofundar a espiritualidade do Coração de Jesus. Pe. Joãozinho, SCJ[1], nos lembra que “o primeiro grande efeito é a experiência do amor de Deus, de quem somos filhos amados. E esse amor não nos abandona; pelo contrário, acompanha-nos sempre. Jesus, quando voltou para o Pai, deixou-nos uma grande promessa: “Estarei convosco todos os dias até o fim”. Essa é a certeza: Deus está conosco”.

A espiritualidade do Coração de Jesus é uma afeição particular à pessoa de Jesus representado na imagem do coração aberto, onde podemos entrar e permanecer para dele aprender a ser manso e humilde. Assim, a espiritualidade torna-se um jeito de viver, completamente imerso no amor do Senhor que nos leva a amar como Ele amou.

Ser devoto, pode ser entendido como estar todo voltado para, ou seja, com os afetos do coração direcionados ao objeto da devoção. Logo, a devoção ao Coração de Jesus ultrapassa as práticas devocionais, que a alimentam e manifestam, para tornar-se um caminho de imitação, de seguimento de Jesus que é cuidador, acolhedor, perdoador...

O lado aberto de Cristo é um convite a entrar, permanecer, deixar-se amar e ser enviado a testemunhar Seu amor.

Deixemos nos envolver por Ele!

 


[1] Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/sagrado-coracao-mais-que-uma-devocao-uma-espiritualidade/. Acesso em 15 set. 2020.