— Espiritualidade do Sagrado Coração

A vidente do CORAÇÃO de Jesus

16 de Outubro de 2020 por Irmã Valéria Andrade Leal

Santa Maria Margarida Alacoque

 

Entre os diversos santos que vivenciaram a espiritualidade do Coração de Jesus merece especial carinho Santa Margarida Maria. Ela foi uma grande divulgadora da devoção ao Coração de Jesus.

Nascida em 22 de julho de 1647, entrou para o Mosteiro da Visitação com cerca de 20 anos e aos 25, suas experiências místicas já eram marcadas pela presença do Coração de Jesus. Faleceu aos 43 anos de idade deixando uma grande herança espiritual. Dizia ela: “É bom caminhar pela força de Seu amor em sentido contrário às nossas inclinações, sem outro prazer e contentamento senão o de não ter nenhum, porquanto deve bastar-nos que nosso bom Deus fique contente do modo e forma que lhe apraz”.

Devemos à ela as práticas da comunhão e confissão nas nove primeiras sextas-feiras e a imagem do Coração chagada fora do peito de Jesus. Estas foram a grande novidade da misericórdia, pois naquele tempo, a comunhão era dada aos fiéis apenas aos Domingos, dia do Senhor, e não para todos. Comungar nas sexta-feira, dia tradicional de penitência, era uma novidade que indica o quanto o Coração de Jesus desejava, por sua misericórdia e amor, entregar-se pela salvação dos fiéis. Em um ambiente que apresentava mais a face de um deus castigador, nossa Santa apresentava um Deus cheio de bondade e de amor.

Das experiências espirituais de Margarida temos também a síntese da revelação do amor do Coração de Deus expressa nas doze promessas que inclui a prática da entronização do Sagrado Coração nos lares como forma de consagração ao Seu amor. A Solenidade litúrgica do Coração de Jesus, na oitava de Corpus Christi também foi instituída a partir de suas visões, ou seja, de momentos profundos de oração e intimidade com o Senhor que lhe fazia experimentar e testemunhar o Seu amor infinito.

Em Santa Margarida Maria temos o testemunho de uma vida inteiramente doada ao serviço do Senhor. Ela tudo oferecia a Deus dizendo: “Entrego-lhe todas as minhas ações, para que delas disponha conforme sua vontade e repare as faltas que cometerei”. Inteiramente disposta a realizar a vontade de Deus, ela nos ensina a crescer sempre mais na união com Jesus e na generosidade para servir.

Santa Margarida Maria, rogai por nós!